Projeto de apoio à gestão municipal de Saúde está orçado em R$ 450 mil
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Hemobras oferece assessoria a Secretaria de Saúde de Goiana
Postado por
Felipe Andrade e
às
4/16/2008 12:15:00 AM
1 comentários
Marcadores: Cidades
terça-feira, 15 de abril de 2008
Posse do novo presidente do PT atrai pré-candidatos
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Goiana realizou a posse de seu novo presidente, Manoel Cosme, o popular Neco, dia 5 de abril, na Sociedade 12 de Outubro (Saboeira ).
A cerimônia contou com a presença dos pré-candidatos à Prefeitura de Goiana, Edval Soares – PSDB, Josemar Leite – PTB, Roberto Gadelha – PMN, Paulo Veloso – PT e Frederico Gadelha – PV. Também compareceram ao evento o presidente estadual do PT, Jorge Peres, o ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, além de diversas lideranças de partidos como PMDB e PSB da região.
No entender do presidente estadual do PT, Jorge Peres, as amarrações políticas para as eleições ainda não estão definidas. “A prioridade de nosso partido é contribuir para a construção de um governo municipal que atenda os anseios da população goianense. Temos um pré-candidato, mas estamos abertos a conversações” rematou. O encerramento da solenidade não deixou claro o posicionamento do PT em relação ao lançamento ou não de uma candidatura própria. No entanto, Manoel Cosme saiu bastante satisfeito do evento, afirmando que agora o PT é “a bola da vez”.
Postado por
Felipe Andrade e
às
4/15/2008 11:25:00 PM
0
comentários
Marcadores: Política
Xilogravura corre risco de extinção! (Coluna: Alto Falante)
Segundo os estudiosos a xilogravura tem a sua origem na China, no século VIII onde era utilizada para a impressão de ideogramas. No continente europeu a partir de 1500, torna-se uma ferramenta na difusão de imagens do Evangelho para a maioria da população analfabeta que não tinha acesso à Bíblia.
No Brasil a xilogravura pode ter vindo com os missionários portugueses que podem ter ensinado aos índios, contudo, a sua popularização aconteceu no século XIX, principalmente na região Nordeste, juntamente com o a literatura de cordel. Já nas primeiras décadas do século XX o artista plástico Lasar Segall leva essa arte para os círculos acadêmicos influenciando outros artistas.
Em nossa região o destaque fica por conta do paraibano radicado na Zona da Mata de Pernambuco, João da Costa leite, cordelista e xilogravurista que recebeu do governo do Estado o título de patrimônio vivo, e esse fato mostra que há necessidade de proteger essa arte, para que as próximas gerações tenham a oportunidade de conhecê-la.
Em Goiana, pela razão do crescente interesse na literatura de cordel há uma perspectiva do surgimento de xilogravuristas para atender essa demanda que nasce. Inclusive, o historiador e artista plástico Cosmo de Souza está fazendo um projeto de pesquisa para uma tese de mestrado, baseado no tema.
Hoje, infelizmente a figura do xilogravurista está desaparecendo, restando apenas alguns genuínos representantes, e a maioria está com idade avançada e talvez levem consigo as suas experiências e segredos deste ofício tão importante.
O que seria lamentável, uma vez que parte de nossa identidade cultural nordestina está contida na xilogravura.
Postado por
Felipe Andrade e
às
4/15/2008 11:18:00 PM
0
comentários
Marcadores: Cultura