quarta-feira, 16 de abril de 2008

Hemobras oferece assessoria a Secretaria de Saúde de Goiana

Projeto de apoio à gestão municipal de Saúde está orçado em R$ 450 mil

No ano de 2006 foi feito um diagnóstico geral do município de Goiana por uma equipe de técnicos da Hemobras. Neste estudo foram identificadas - com a ajuda de técnicos de vários Ministérios federais -, as principais potencialidades e carências da cidade em diversas áreas. A partir desse recolhimento de informações, a Hemobras começou a prestar uma assessoria em gestão de Saúde nos dias 10 e 11 de abril, através de uma reunião com todos os coordenadores da Secretaria de Saúde do município, no auditório da Faculdade de Formação de Professores de Goiana ( FFPG ).

O projeto chama-se “Apoio à Gestão Municipal do Sistema de Saúde de Goiana”, que visa capacitar e acompanhar o corpo técnico da Secretaria de Saúde na institucionalização do processo de planejamento, programação e reavaliação do sistema municipal. O referido projeto está estimado em R$ 450 mil e tem prazo estimado de duração de um ano.

No entender do gerente de Administração da Hemobras, Roberto Viana, os benefícios com a instalação do Pólo Farmacoquímico já podem ser sentidos. “Neste estudo feito em 2006 nós conseguimos identificar diversas carências. Por isso temos lutado junto ao Ministério da Saúde e buscado a implantação de programas federais como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o Ceo (Centro de Especialidades Odontológicas) e a Farmácia Popular do Brasil. Ou seja, a cidade já está sendo beneficiada”, ressaltou.

Segundo os gestores do projeto o estudo que foi feito em 2006 aponta diversas soluções para os problemas existentes, como, por exemplo, a atração de projetos federais que atendam as maiores necessidades locais.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Posse do novo presidente do PT atrai pré-candidatos

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Goiana realizou a posse de seu novo presidente, Manoel Cosme, o popular Neco, dia 5 de abril, na Sociedade 12 de Outubro (Saboeira ).
A cerimônia contou com a presença dos pré-candidatos à Prefeitura de Goiana, Edval Soares – PSDB, Josemar Leite – PTB, Roberto Gadelha – PMN, Paulo Veloso – PT e Frederico Gadelha – PV. Também compareceram ao evento o presidente estadual do PT, Jorge Peres, o ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, além de diversas lideranças de partidos como PMDB e PSB da região.
A cerimônia de posse do novo presidente contou com casa cheia, discursos acalorados e o assédio de muitos pré-candidatos, o que possivelmente tenha acentuado algumas diferenças entre os pronunciamentos de Manoel Cosme, que se mostrou mais aberto a conversações e novas alianças, e Paulo Veloso, que defendeu sua candidatura a prefeito de Goiana pelo PT, diante de muitos de seus possíveis adversários políticos no pleito que se aproxima.
No entender do presidente estadual do PT, Jorge Peres, as amarrações políticas para as eleições ainda não estão definidas. “A prioridade de nosso partido é contribuir para a construção de um governo municipal que atenda os anseios da população goianense. Temos um pré-candidato, mas estamos abertos a conversações” rematou. O encerramento da solenidade não deixou claro o posicionamento do PT em relação ao lançamento ou não de uma candidatura própria. No entanto, Manoel Cosme saiu bastante satisfeito do evento, afirmando que agora o PT é “a bola da vez”.

Xilogravura corre risco de extinção! (Coluna: Alto Falante)

Segundo os estudiosos a xilogravura tem a sua origem na China, no século VIII onde era utilizada para a impressão de ideogramas. No continente europeu a partir de 1500, torna-se uma ferramenta na difusão de imagens do Evangelho para a maioria da população analfabeta que não tinha acesso à Bíblia.

No Brasil a xilogravura pode ter vindo com os missionários portugueses que podem ter ensinado aos índios, contudo, a sua popularização aconteceu no século XIX, principalmente na região Nordeste, juntamente com o a literatura de cordel. Já nas primeiras décadas do século XX o artista plástico Lasar Segall leva essa arte para os círculos acadêmicos influenciando outros artistas.

Em nossa região o destaque fica por conta do paraibano radicado na Zona da Mata de Pernambuco, João da Costa leite, cordelista e xilogravurista que recebeu do governo do Estado o título de patrimônio vivo, e esse fato mostra que há necessidade de proteger essa arte, para que as próximas gerações tenham a oportunidade de conhecê-la.

Em Goiana, pela razão do crescente interesse na literatura de cordel há uma perspectiva do surgimento de xilogravuristas para atender essa demanda que nasce. Inclusive, o historiador e artista plástico Cosmo de Souza está fazendo um projeto de pesquisa para uma tese de mestrado, baseado no tema.

Hoje, infelizmente a figura do xilogravurista está desaparecendo, restando apenas alguns genuínos representantes, e a maioria está com idade avançada e talvez levem consigo as suas experiências e segredos deste ofício tão importante.

O que seria lamentável, uma vez que parte de nossa identidade cultural nordestina está contida na xilogravura.

Por Luiz Duarte

Pesquise via Google

Google