sábado, 2 de fevereiro de 2008

Especial de Carnaval: As Atraentes 2008










Quanta Beleza! Bela folia!

Especial de Carnaval: As Mufumbadas 2008









Especial de Carnaval: Bloco da 3ª Idade


Carnaval na boa idade! Fantasias, confetes, serpentinas, muito frevo e folia! Alegria assim é só para quem sabe aproveitar com bastante sabedoria!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

POESIAS GOIANENSES

Observe e absorva!

O Jornal A Cidade publicará "Poesias Goianenses" como parte de seu conteúdo on-line. Aproveite!

Idealizador do projeto: Philippe Wollney (philippewollney@yahoo.com.br)

Bloco dos Professores Completa 42 anos de muita folia


Conhecido como “Galo da Madrugada de Goiana”, bloco mais popular da cidade arrasta multidões


O Bloco dos Professores vem construindo a história do carnaval de Goiana através das gerações de foliões mais animados que a cidade já presenciou. Com 42 anos de tradição, pelo desejo de alguns professores em brincar o carnaval com os seus alunos no dia de sexta-feira, quando encerrasse a semana de aulas que antecedia o carnaval, a agremiação carnavalesca mais popular do município foi fundada na Escola José Pinto de Abreu, em 1966, com o nome de Bloco das Professoras. Porém, no final da década de 90 o nome foi mudado, atendendo a pedido dos profissionais da Educação, do sexo masculino.

Contando com a irreverência das professoras, mestras que construíram a educação do povo de Goiana, o referido bloco de carnaval cresceu de forma gigantesca nestas mais de quatro décadas de fundação. Dentre as muitas fundadoras, podemos destacar: Nair Freitas (falecida), Julinda Oliveira (rainha Moma), Maria das Neves, Lizete Lira, Zuíla Torres, Lu Melo, Belizana Abreu, Dona Lia, Lourdes Pereira, Janete Cruz, Eulina Veloso, Naldeci Zen, Antônia Corrêa, Penha Peixoto, Sebastiana de Lourdes, Luzia Marinho, Eliete Fortuna, Sineide Gemir, Gilvete Ribeiro, Terezinha Rabelo (falecida) entre outras.

Entretanto, a mudança de gênero feminino para masculino, no nome do bloco, não agradou a todos. No entender de uma das fundadoras, Sebastiana de Lourdes, a troca do nome que intitula a agremiação carnavalesca foi um erro. “Isso foi um exemplo claro do machismo em nossa sociedade. Bloco não tem sexo, então um homem não deve se sentir fragilizado ao participar de uma brincadeira de carnaval cujo nome é do gênero feminino”. E, ainda acrescenta que bloco não muda de nome, a exemplo do Pitombeiras (feminino) de Olinda, que teve seu começo com um grupo de rapazes que em uma tarde carnavalesca, cortaram galhos de pitombeiras, saíram brincando e nunca mudaram o nome do bloco para Pés (masculino) de Pitomba, ou coisa parecida”, disse entre risos.

Para a atual presidente do, hoje, Bloco dos Professores, Rose Mary Sotero Viégas, a polêmica é desnecessária. “O que houve foi um pedido dos homens para que o nome fosse mudado. Não vejo motivos para não atender essa solicitação, uma vez que eles participam e ajudam no crescimento da agremiação”, disse Rose Mary.

Polêmica à parte, o bloco vem tomando proporções gigantescas. No entender de seus organizadores, devido ao crescimento surgiu a necessidade de se criar uma camisa para identificar os professores foliões e de aderir ao cordão de isolamento, para que os brincantes levassem as suas famílias para a folia com mais segurança. No entanto, isso atrapalha, porém, não impede que a grande massa participe da festa, mesmo que na famosa “pipoca” (lugar onde as pessoas que não compraram o kit do bloco seguem a agremiação, limitados pela demarcação do cordão de isolamento, que os impede de se aproximar dos foliões uniformizados).

Um dos pontos mais característicos da agremiação é a execução das músicas de estilo frevo. Segundo a comissão organizadora do bloco, a tradição pernambucana foi sempre exaltada pelos professores foliões. Até mesmo quando o bloco passou a desfilar com trio elétrico, os organizadores só aceitava que o frevo fosse tocado.

Neste ano o Bloco dos Professores irá se concentrar na Associação Comercial de Goiana, próximo a Alvorada, no dia 1º de fevereiro. E o desfile começará na Praça da Bíblia. A agremiação contará com duas orquestras de frevo para animar toda a cidade.

Pesquise via Google

Google