terça-feira, 1 de abril de 2008

Poetas goianenses comemoram o Dia Nacional da Poesia em praça pública

No dia 14 de abril comemoram-se o nascimento do poeta baiano Castro Alves, e, também, o Dia Nacional da Poesia. Em Goiana, a data foi lembrada com um recital na Praça João Pessoa no dia 15 de Março, que teve a participação de vários poetas goianenses. O evento foi uma iniciativa do movimento literário Silêncio Interrompido, pelo terceiro ano consecutivo.
O recital contou com um bom público que assistiu às declamações de poemas dos mais variados temas e estilos. O mestre de cerimônias da festa foi o poeta Felippe Wolney, que brindou os presentes com suas poesias nervosas e uma performance teatral que expressa a emoção do escritor em dividir com os outros a sua arte.
Quem também declamou muitas poesias foi o “Poeta do Efêmero Eterno”, Ademauro Coutinho, que arrancou muitos aplausos do público, provando ser junto com Wolney os mais apreciados poetas da nova leva de menestréis goianenses. “É muito gratificante estar aqui levando a poesia para as pessoas. E, esse ano o público foi maior do que esperávamos. Acredito que as várias mídias que estamos utilizando ajudarão a popularizar esse gênero literário” afirmou Ademauro.
Já Wolney falou sobre a utilidade da poesia e o aspecto pessoal dessa arte. “Fazer poesia é algo muito pessoal para mim, é a arte libertária e uma forma de falar da história de um povo, as suas esperanças e desventuras”, disse. O poeta ainda comentou sobre o seu descontentamento com a falta de articulação dos artistas locais. “Todos que fazem arte em Goiana, ainda fazem baseados na afinidade pessoal; alguns se juntam em torno da música, poesia, artes plásticas ou mesmo o teatro, mas, não há uma ação em grupo, o que fatalmente facilitaria o diálogo como poder público”, concluiu.
O evento que aconteceu pela terceira vez, este ano chamou maior atenção das pessoas e da mídia local, com cobertura da imprensa escrita, além da Rádio Comunitária Boas Novas FM ter promovido uma entrevista com os organizadores. Agora vamos esperar pelo próximo ano.
Ainda sobre o dia da poesia, Sebastiana de Lourdes, foi entrevistada pela Rádio FM Maravilhas, onde com muita desenvoltura, declamou algumas de suas poesias, entre o erudito e o popular, sobressaindo-se o cordel nos versos de Preconceito, Misturança, Despedaçada, entre outras.

2 comentários:

Unknown disse...

Sim, por uma arte libertária e consciente. Nós respeitamos a individualidade, a percepção própria e a livre iniciativa contra a (dês)ordem vigente. Agradecemos ao Jornal a Cidade por comparecer no recital, a toda a equipe pelo apoio que sempre nos deram. Não se preocupem, o jornal está fazendo a sua parte.
Abraço.

PAULO DOS ANJOS disse...

Olá, Felipe! Dei uma passada pelo seu espaço e me interessei pelas poesias goianenses divulgadas no jornal virtual. É você o mediador? Gostaria de enviar algo meu para publicação, se possível. Dá um toque. Um grande abraço. Segue meu e-mail: pdosanjos@gmail.com

Paulo dos Anjos (Portugal)

Pesquise via Google

Google