sábado, 30 de agosto de 2008

Depois da queda, o coice

Definitivamente este é um ano para o torcedor tricolor apagar da memória. No dia 24 de agosto o Santinha deu adeus ao sonho de voltar para a Segunda Divisão do futebol brasileiro, ao empatar no mundão do Arruda em 1 a 1 com o nacionalmente desconhecido Campinense-PB. O pior é que 2008 teima em não acabar.


E, como se fosse pouco realizar campanhas fracassadas tanto no estadual quanto na Série C, o Santa Cruz pode vir a sofrer um novo rebaixamento, indo parar em um umbral denominado de Quarta Divisão.

No entanto, para mais esse novo vexame ainda existe salvação. Então, caro torcedor tricolor, prepare suas orações, pois lá vai a receita para a permanência na terceirona. Primeiro o Santa Cruz precisará vencer o Salgueiro-PE fora de casa, no dia 6 de setembro. Mas, ao mesmo tempo em que terá de realizar este feito, a cobra coral terá de ficar na torcida por uma vitória do Icasa-CE sobre o Campinense-PB. Além disso, precisa ficar entre os quatro melhores terceiros colocados, de 16 grupos. Ou seja, apesar da receita ser bastante real, só mesmo muita reza e sorte divina para que a equipe coral evite esse rebaixamento.


O pior de tudo é saber que esta era uma tragédia anunciada. Durante toda a temporada o time tricolor não chegou a esboçar evolução tática e técnica em nenhum dos jogos que pude acompanhar. Mais triste que isso, é ver uma gigantesca torcida presa a uma equipe montada por cartolas aloprados que não merecem representar um clube de tanta tradição. Lembro-me bem que a queda para a Terceira Divisão ainda não foi vista como o fim do mundo. Alguns diziam até que "já vimos isso acontecer com os grandes da Bahia". Mas, os exemplos de superação param por aí, pois nenhum clube grande do futebol brasileiro sofreu com o escárnio que seria disputar uma Quarta Divisão.


Após uma série inexplicável de rebaixamentos, talvez ninguém imaginasse uma situação como esta. Confesso que apesar da cartolagem tricolor, acreditava, tal como uma criança acredita nos pais, que o Santa Cruz daria a volta por cima. Mas, é como bem dizia o meu avô no alto de sua sabedoria, "depois da queda, meu filho, cuidado com o coice".

Nenhum comentário:

Pesquise via Google

Google